Tutorial Básico(Começando seu jogo!)
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Tutorial Básico(Começando seu jogo!)
Este tutorial irá ajudar a você editar o básico para criar um jogo. É bom ler este tutorial antes de começar a usar o Engine 001.
Abra o arquivo chamado Map 001. Uma janela como esta abrirá:
Clique em New, escreva o nome do seu jogo e clique em Ok. Depois de criar o projeto, o nome dele aparecerá na janela. Clique nele e em Ok. Uma tela como essa abrirá:
Agora vamos criar o lugar onde o jogo se inicia. Na janela de opções na esquerda, clique em Maps. Digite um nome para seu mapa e clique Create Map. Uma janela abrirá. Por enquanto deixe as opções marcadas como a foto a seguir:
Note que você pode modificá-las a qualquer momento. Basta clicar com o botão direito em cima do nome do mapa e em Properties. Clique em Ok e você verá uma janela com as opções de mapa. Confira a função de cada item:
Draw: desenha seu mapa. Selecione a textura e crie um mapa do seu gosto
Char: cria personagens(NPC's)
Route: cria um caminho para um NPC andar
Timer: é um "relógio" que pode ser usado para respaw de NPC's ou determinar um evento que ocorre de tempos em tempos
Doors: cria portas
Veh: cria veículos
Item: adiciona itens ao mapa
Tur: adiciona câmeras, armas fixas
Obj: cria objetos dinâmicos (com movimento)
Light: adiciona pontos de luz
Zone: área para determinar eventos
Block: barreira que impede a passagem
Test: teste o mapa atual
Agora desenhe seu mapa. São 5 tipos de texturas: Floor (chão), Lower (móveis...), Upper (objetos), Wall (paredes) e Environment. Crie o cenário como você quiser, eu criei desse modo:
Agora que temos um mapa, precisamos definir onde nosso persongaem principal começa. Na barra de opções procure por System Scripts. Clique duas vezes em Introduction. Agora Aparecerá uma janela diferente. Clique em Insert Event (os eventos serão explicados mais detalhadamente em outro tutorial) e selecione Position Character. Agora selecione o mapa inicial e a direção do personagem.
Outra coisa que devemos editar é o Party Death (quando todos morrem). Clique em Party Death e em Insert Event. Coloque uma Message Box e escreva uma mensagem no estilo de GAME OVER, FIM DE JOGO, algo assim. Em choice 1 você pode colocar uma opção de carregar um jogo e em Choice 2 sair do jogo. Clique em Insert Event e ligue Load game. Na outra linha do message box você liga um Quit Game. Isso deve ficar parecido com a imagem:
De volta ao nosso mapa...
Agora criaremos um NPC. Para criar NPC's clique na opção Char e clique em algum lugar no mapa. Agora ajuste as opções:
Visual: roupa, corpo, cores, direção do personagem
Base statistics: atributos iniciais do personagem (HP,MP...)
Equipment: armas, escudos, roupas usadas
Action Genre Behavior: sistemas de movimentos e AI
Inventory e Gain: itens, xp e dinheiro ganho ao matá-lo
Triggers: sistemas onde o NPC interage com você
Para colocar itens jogados no mapa você deve selecionar a opção Item e clicar onde o item ficará. Ajuste as opções:
Item: qual item vai ficar no lugar
Quantity: quantidade de itens
Return:quanto tempo até o item ser recolocado
Se quiser colocar veículos, selecione a opção Veh. Ajuste as propriedades:
Texture: tipo
Health: vida
Gas: gasolina
Key: chave para abri-lo
Aqui encerra o tutorial básico na criação de seu jogo. Uma coisa importante: teste seu jogo frequentemente, sempre é bom testar seu jogo para ver se não há erro. Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é selecionar Game na barra de cima e em test game. Você começará no início do jogo, como se estivesse jogando desde o começo. Você também pode ir no em algum mapa, selecionar Test nas opções do mapa e clicar onde seu personagem irá aparecer para testar seu mapa.
~~~ Tutorial por K4MY ~~~
Abra o arquivo chamado Map 001. Uma janela como esta abrirá:
Clique em New, escreva o nome do seu jogo e clique em Ok. Depois de criar o projeto, o nome dele aparecerá na janela. Clique nele e em Ok. Uma tela como essa abrirá:
Agora vamos criar o lugar onde o jogo se inicia. Na janela de opções na esquerda, clique em Maps. Digite um nome para seu mapa e clique Create Map. Uma janela abrirá. Por enquanto deixe as opções marcadas como a foto a seguir:
Note que você pode modificá-las a qualquer momento. Basta clicar com o botão direito em cima do nome do mapa e em Properties. Clique em Ok e você verá uma janela com as opções de mapa. Confira a função de cada item:
Draw: desenha seu mapa. Selecione a textura e crie um mapa do seu gosto
Char: cria personagens(NPC's)
Route: cria um caminho para um NPC andar
Timer: é um "relógio" que pode ser usado para respaw de NPC's ou determinar um evento que ocorre de tempos em tempos
Doors: cria portas
Veh: cria veículos
Item: adiciona itens ao mapa
Tur: adiciona câmeras, armas fixas
Obj: cria objetos dinâmicos (com movimento)
Light: adiciona pontos de luz
Zone: área para determinar eventos
Block: barreira que impede a passagem
Test: teste o mapa atual
Agora desenhe seu mapa. São 5 tipos de texturas: Floor (chão), Lower (móveis...), Upper (objetos), Wall (paredes) e Environment. Crie o cenário como você quiser, eu criei desse modo:
Agora que temos um mapa, precisamos definir onde nosso persongaem principal começa. Na barra de opções procure por System Scripts. Clique duas vezes em Introduction. Agora Aparecerá uma janela diferente. Clique em Insert Event (os eventos serão explicados mais detalhadamente em outro tutorial) e selecione Position Character. Agora selecione o mapa inicial e a direção do personagem.
Outra coisa que devemos editar é o Party Death (quando todos morrem). Clique em Party Death e em Insert Event. Coloque uma Message Box e escreva uma mensagem no estilo de GAME OVER, FIM DE JOGO, algo assim. Em choice 1 você pode colocar uma opção de carregar um jogo e em Choice 2 sair do jogo. Clique em Insert Event e ligue Load game. Na outra linha do message box você liga um Quit Game. Isso deve ficar parecido com a imagem:
De volta ao nosso mapa...
Agora criaremos um NPC. Para criar NPC's clique na opção Char e clique em algum lugar no mapa. Agora ajuste as opções:
Visual: roupa, corpo, cores, direção do personagem
Base statistics: atributos iniciais do personagem (HP,MP...)
Equipment: armas, escudos, roupas usadas
Action Genre Behavior: sistemas de movimentos e AI
Inventory e Gain: itens, xp e dinheiro ganho ao matá-lo
Triggers: sistemas onde o NPC interage com você
Para colocar itens jogados no mapa você deve selecionar a opção Item e clicar onde o item ficará. Ajuste as opções:
Item: qual item vai ficar no lugar
Quantity: quantidade de itens
Return:quanto tempo até o item ser recolocado
Se quiser colocar veículos, selecione a opção Veh. Ajuste as propriedades:
Texture: tipo
Health: vida
Gas: gasolina
Key: chave para abri-lo
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~~~ Tutorial por K4MY ~~~
Re: Tutorial Básico(Começando seu jogo!)
Bom tutorial :D.
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