[Tutorial/Aula] Sistema de Minimizar/Maximizar Chat {NP Master v3.0}

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[Tutorial/Aula] Sistema de Minimizar/Maximizar Chat {NP Master v3.0}

Mensagem por Nanzin em Seg Jan 30, 2012 11:52 am


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Pessoal , trago a voces uma outra aula. Alguns poderam dizer que é inutil tal sistema mais acredito que não :D , esse sistema consiste em minimizar e maximizar o chat sem ter que pressionar F5 , podendo então colocar outra funcao para tal tecla xD

ScreenShots:

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Chat Minimizado

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Chat Maximizado

Ficha Tecnica


Criador: Nanzin
Dificuldade: Basica

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vá ate o script : [SC1] New Chat

deve estar assim:
Código:
#==============================================================================
# ** Chat
#------------------------------------------------------------------------------
# By Marlos Gama
#==============================================================================

class Scene_Map
  alias chat_map_main_draw main_draw
  alias chat_map_update update
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Main
  #--------------------------------------------------------------------------
  def main_draw
    @chat = Window_Chat.new(0, 341-4, 305, 126)
    $chat = @chat
    @chat_text = Window_Normal.new(-9-5,304-1,336-10,90+110)
    $chat_textinho = @chat_text
    @chat_text.opacity = 1
    @chat_text.z = 9999
    @box = Text_Box.new(@chat_text,13,47+118-7,243,30)
    @box.active = true
    @chatt = "Mapa"
    $chatt = @chatt
   
    @chat_privado = Window_Dummys.new(205-5,391,120,100)
    @private_input = Text_Box.new(@chat_privado,13,47,78,10)
    @chat_privado.visible = false
    @chat_privado.active = false
    @chat_privado.z = 99999
    @chat_privado.windowskin = RPG::Cache.windowskin("Blank")
   
    #@chat_tipo = Window_Dummys.new(210-7,402,150,100)
    #@chat_tipo.windowskin = RPG::Cache.windowskin("Blank")
    #@chat_tipo.set_text("#{@chatt}",45, 13)
    #@chat_tipo.z = 99999
   
    if $chat_ativo_agr == true
      @box.active = true
      @chat.visible = true
      @chat.active = true
      @chat_text.visible = true
      @chat_text.active = true
      #@chat_tipo.visible = true
      #@chat_tipo.active = true
    else
      @chat.visible = false
      @chat.active = false
      @chat_text.visible = false
      @chat_text.active = false
      #@chat_tipo.visible = false
      #@chat_tipo.active = false
      @chat_privado.visible = false
      @chat_privado.active = false
      @box.active = false
    end
   
    @map_chat = Button_Map.new(@chat_text,19,23-7,"MP","Chat do Mapa ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; mapa_chat; @box.active = true}
    @global_chat = Button_Map.new(@chat_text,66-18+1,23-7,"GB","Chat Global ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; global_chat; @box.active = true}
    @party_chat = Button_Map.new(@chat_text,117-42+1,23-7,"PT","Chat da Party ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; grupo_chat; @box.active = true}
    @guild_chat = Button_Map.new(@chat_text,164-62,23-7,"GD","Chat da Guild ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; guild_chat; @box.active = true}
    @private_chat = Button_Map.new(@chat_text,209-79,23-7,"PV","Chat Privado ") {@chat_privado.visible = true; @chat_privado.active = true; private_chat; @box.active = true}
    @chat_button = Button.new(@chat_text,257,47+118-7,"Enviar"){enviando_msg; @box.active = true}
    chat_map_main_draw
  end

  def dispose
    @chat.dispose
    @chat_text.dispose
    @box.dispose
    #@chat_tipo.dispose
    @chat_privado.dispose
  end
 
  def enviando_msg
    return if @box.text == ""
    name = $game_party.actors[0].name
    level = $game_party.actors[0].level
    textss = @box.text
    id = Network::Main.id
 
   
    if @box.text == "/online"
      @pl = Network::Main.players.size
      $game_temp.chat_log.push("Jogadores Online: #{@pl}")
      #$chat.update
      @box.text = ""
      return
    end
   
   
    if @chatt == "Party" and !$party.empty?
      for i in 0..$party.members.size
      if $party.members[i] != nil
        if $parte_s == true
        Network::Main.mchat($charzinho_id,"[PT] #{name}: #{textss}")
        $game_temp.chat_log.push("[PT] #{name}: #{textss}")
        #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
        else
        Network::Main.mchat($party.members[i].netid,"[PT] #{name}: #{textss}")
        $game_temp.chat_log.push("[PT] #{name}: #{textss}")
        #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
        end
      end
    end
  end
 
    if @chatt == "Party" and $party.empty?
    $game_temp.chat_log.push("Você não tem grupo!")
    #$chat.update
  end
 
    if @chatt == "Guild" and $game_party.actors[0].guild == ""
    $game_temp.chat_log.push("Você não tem guild!")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
  end

  if @chatt == "Privado"
    for p in Network::Main.players.values
    if @private_input.text == ""
    $game_temp.chat_log.push("Digite o nome do jogador!")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
    end
    if p.nome == @private_input.text.to_s
    name = $game_party.actors[0].name
    textss = @box.text
    Network::Main.pchat(p.netid,"/p #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    $game_temp.chat_log.push("/p #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
    @box.text = ""
    return
    else
    #$game_temp.chat_log.push("Jogador está offline ou não existe!")
    #@box.text = ""
    #return
    end
    end
    $game_temp.chat_log.push("Jogador não existe ou está offline!")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
  end
 
  if @chatt == "Guild"
    for p in Network::Main.players.values
    if p.guild == $game_party.actors[0].guild
    name = $game_party.actors[0].name
    textss = @box.text
    Network::Main.pchat(p.netid,"/gd #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
    end
    end
    $game_temp.chat_log.push("/gd #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
  end
 
    if @chatt == "Mapa"
      for mp in Network::Main.mapplayers.values
        next if mp == nil
        next if mp.map_id != $game_map.map_id
        name = $game_party.actors[0].name
        textss = @box.text
        Network::Main.mchat(mp.netid,"#{name}: #{textss}")
        #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
        $chat_text = textss
        Network::Main.send_start
        $chat_msg = true
      end
        name = $game_party.actors[0].name
        textss = @box.text
        $game_temp.chat_log.push("#{name}: #{textss}")
        #$chat.update
        actor = $game_party.actors[0]
        actor.damage = "#{textss}"
        $chat_msg = true
      end
     
    if @chatt == "Global"
    Network::Main.socket.send("<chat>/g #{name}: #{textss}</chat>\n")
    #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
    end
   
    @box.text = ""
    return
  end
 
  def global_chat
  @chatt  = "Global"
  #@chat_tipo.set_text("Global",48, 13)
  end

  def mapa_chat
  @chatt  = "Mapa"
  #@chat_tipo.set_text("Mapa",48, 13)
  end

  def grupo_chat
  @chatt  = "Party"
  #@chat_tipo.set_text("Party",48, 13)
  end

  def guild_chat
  @chatt  = "Guild"
  #@chat_tipo.set_text("Guild",48, 13)
  end

  def private_chat
  @chatt  = "Privado"
  #@chat_tipo.set_text("Privado",48, 13)
  end

  def update
    if $guild_position == "Lider"
    #@box.active = true if !$painel_input.active if !$guild_input.active if !$guild_created_input.active if !@private_input.active if !$guild_created_input2.active
    $guild_created_input.active if !$guild_created_input2.active if !@box.active
    $guild_created_input2.active if !$guild_created_input.active if !@box.active
    else
    #@box.active = true if !$painel_input.active if !$guild_input.active if !$guild_created_input.active if !@private_input.active
    end
 
    @private_input.active if !@box.active
   
    @chat.refresh if $chat_size != $game_temp.chat_log.size and @chat.visible
    #@chat.update if @chat.visible
    #if $andando == true
    #if $chat_msg == true
      #@chat.update if @chat.visible
    #else
    #@chat.update if @chat.visible if Graphics.frame_count % 120 == 0
    #end 
    #else 
      #if $chat_msg == true
      #@chat.update if @chat.visible
      #else
      #@chat.update if @chat.visible if Graphics.frame_count % 30 == 0
      #end
    #end
   
    if @box.active == true or @chat_text.in_area?
    @chat_text.update if @chat_text.visible# if Graphics.frame_count % 1 == 0
    end
 
    chat_map_update
    #$game_temp.chat_log.clear if $game_temp.chat_log.size == 7
    #@chat_tipo.update if Graphics.frame_count % 90 == 0
    @chat_privado.update if @chat_privado.visible #if Graphics.frame_count % 1 == 0
   
    #if $guild_position == "Lider"
    #if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @ok_guild.in_area?
    # @ok_guild.active = true
    # @delet_guild.active = false
    # @delet_guild.refresh
  #end
 
    #if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @delet_guild.in_area?
    # @delet_guild.active = true
    # @ok_guild.active = false
    # @ok_guild.refresh
  #end
  #end
   
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @private_input.in_area?
      @private_input.active = true
      @box.active = false
      @box.refresh
    end
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and $guild_created_input.in_area?
      $guild_created_input.active = true
      @box.active = false
      @box.refresh
    end
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and $guild_input.in_area?
      $guild_input.active = true
      @box.active = false
      @box.refresh
    end
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @box.in_area?
      $guild_created_input.active = false
      @box.active = true
      @private_input.refresh
      $guild_created_input.refresh
      @private_input.active = false
    end
   
    if Input.triggerd?(Input::Fkeys[5]) and @chat.visible == true
      @chat.visible = false
      @chat.active = false
      @chat_text.visible = false
      @chat_text.active = false
      #@chat_tipo.visible = false
      #@chat_tipo.active = false
      @chat_privado.visible = false
      @chat_privado.active = false
      @box.active = false
      $chat_ativo_agr = false
    elsif Input.triggerd?(Input::Fkeys[5]) and @chat.visible == false
      @box.active = true
      @chat.visible = true
      @chat.active = true
      @chat_text.visible = true
      @chat_text.active = true
      #@chat_tipo.visible = true
      #@chat_tipo.active = true
      $chat_ativo_agr = true
      #@chat_privado.visible = true
      #@chat_privado.active = true
    end
     
   
    if @box.active
    if Input.triggerd?(13)
      enviando_msg
    end
    end

  end

end

se voce é preguicoso e nao quer ler a aula, aqui esta o script ja editado:
Spoiler:
Código:
#==============================================================================
# ** Chat
#------------------------------------------------------------------------------
# By Marlos Gama
# Modified By: Nanzin
#==============================================================================

class Scene_Map
  alias chat_map_main_draw main_draw
  alias chat_map_update update
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Main
  #--------------------------------------------------------------------------
  def main_draw
    @chat = Window_Chat.new(0, 341-4, 305, 126)
    $chat = @chat
    @chat_text = Window_Normal.new(-9-5,304-1,336+10,90+110)
    $chat_textinho = @chat_text
    @chat_text.opacity = 1
    @chat_text.z = 9999
    @box = Text_Box.new(@chat_text,13,47+118-7,243,30)
    @box.active = true
    @chatt = "Mapa"
    $chatt = @chatt
   
    @chat_privado = Window_Dummys.new(205-5,391,120,100)
    @private_input = Text_Box.new(@chat_privado,13,47,78,10)
    @chat_privado.visible = false
    @chat_privado.active = false
    @chat_privado.z = 99999
    @chat_privado.windowskin = RPG::Cache.windowskin("Blank")
   
    #@chat_tipo = Window_Dummys.new(210-7,402,150,100)
    #@chat_tipo.windowskin = RPG::Cache.windowskin("Blank")
    #@chat_tipo.set_text("#{@chatt}",45, 13)
    #@chat_tipo.z = 99999\

    if $chat_ativo_agr == true
      @chat.visible = true
      @chat.active = true
      @chat_text.y = 303
      @box.active = true
      @box.visible = true
    else
      @chat.visible = false
      @chat.active = false
      @chat_text.y = 445
      @chat_privado.visible = false
      @chat_privado.active = false
      @box.active = false
      @box.visible = false
    end
   
    if $chat_ativo_agr == true
      @minimizar_chat = Button_Map.new(@chat_text,293,16," - ","Minimizar Chat "){$game_temp.chat_log.push("O Chat Foi Minimizado");$chat_ativo_agr = false;$scene = Scene_Map.new}
    else
      @minimizar_chat = Button_Map.new(@chat_text,293,16," + ","Maximizar Chat "){$game_temp.chat_log.push("O Chat Foi Maximizado");$chat_ativo_agr = true;$scene = Scene_Map.new}
    end
    @map_chat = Button_Map.new(@chat_text,19,23-7,"MP","Chat do Mapa ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; mapa_chat; @box.active = true}
    @global_chat = Button_Map.new(@chat_text,66-18+1,23-7,"GB","Chat Global ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; global_chat; @box.active = true}
    @party_chat = Button_Map.new(@chat_text,117-42+1,23-7,"PT","Chat da Party ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; grupo_chat; @box.active = true}
    @guild_chat = Button_Map.new(@chat_text,164-62,23-7,"GD","Chat da Guild ") {@chat_privado.visible = false; @chat_privado.active = false; guild_chat; @box.active = true}
    @private_chat = Button_Map.new(@chat_text,209-79,23-7,"PV","Chat Privado ") {@chat_privado.visible = true; @chat_privado.active = true; private_chat; @box.active = true}
    @chat_button = Button.new(@chat_text,257,47+118-7,"Enviar"){enviando_msg; @box.active = true}
    chat_map_main_draw
  end

  def dispose
    @chat.dispose
    @chat_text.dispose
    @box.dispose
    #@chat_tipo.dispose
    @chat_privado.dispose
  end
 
  def enviando_msg
    return if @box.text == ""
    name = $game_party.actors[0].name
    level = $game_party.actors[0].level
    textss = @box.text
    id = Network::Main.id
 
   
    if @box.text == "/online"
      @pl = Network::Main.players.size
      $game_temp.chat_log.push("Jogadores Online: #{@pl}")
      #$chat.update
      @box.text = ""
      return
    end
   
   
    if @chatt == "Party" and !$party.empty?
      for i in 0..$party.members.size
      if $party.members[i] != nil
        if $parte_s == true
        Network::Main.mchat($charzinho_id,"[PT] #{name}: #{textss}")
        $game_temp.chat_log.push("[PT] #{name}: #{textss}")
        #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
        else
        Network::Main.mchat($party.members[i].netid,"[PT] #{name}: #{textss}")
        $game_temp.chat_log.push("[PT] #{name}: #{textss}")
        #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
        end
      end
    end
  end
 
    if @chatt == "Party" and $party.empty?
    $game_temp.chat_log.push("Você não tem grupo!")
    #$chat.update
  end
 
    if @chatt == "Guild" and $game_party.actors[0].guild == ""
    $game_temp.chat_log.push("Você não tem guild!")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
  end

  if @chatt == "Privado"
    for p in Network::Main.players.values
    if @private_input.text == ""
    $game_temp.chat_log.push("Digite o nome do jogador!")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
    end
    if p.nome == @private_input.text.to_s
    name = $game_party.actors[0].name
    textss = @box.text
    Network::Main.pchat(p.netid,"/p #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    $game_temp.chat_log.push("/p #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
    @box.text = ""
    return
    else
    #$game_temp.chat_log.push("Jogador está offline ou não existe!")
    #@box.text = ""
    #return
    end
    end
    $game_temp.chat_log.push("Jogador não existe ou está offline!")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
  end
 
  if @chatt == "Guild"
    for p in Network::Main.players.values
    if p.guild == $game_party.actors[0].guild
    name = $game_party.actors[0].name
    textss = @box.text
    Network::Main.pchat(p.netid,"/gd #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
    end
    end
    $game_temp.chat_log.push("/gd #{$game_party.actors[0].name}: #{textss}")
    #$chat.update
    @box.text = ""
    return
  end
 
    if @chatt == "Mapa"
      for mp in Network::Main.mapplayers.values
        next if mp == nil
        next if mp.map_id != $game_map.map_id
        name = $game_party.actors[0].name
        textss = @box.text
        Network::Main.mchat(mp.netid,"#{name}: #{textss}")
        #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
        $chat_text = textss
        Network::Main.send_start
        $chat_msg = true
      end
        name = $game_party.actors[0].name
        textss = @box.text
        $game_temp.chat_log.push("#{name}: #{textss}")
        #$chat.update
        actor = $game_party.actors[0]
        actor.damage = "#{textss}"
        $chat_msg = true
      end
     
    if @chatt == "Global"
    Network::Main.socket.send("<chat>/g #{name}: #{textss}</chat>\n")
    #Network::Main.socket.send("<23> $chat.update </23>\n")
    end
   
    @box.text = ""
    return
  end
 
  def global_chat
  @chatt  = "Global"
  #@chat_tipo.set_text("Global",48, 13)
  end

  def mapa_chat
  @chatt  = "Mapa"
  #@chat_tipo.set_text("Mapa",48, 13)
  end

  def grupo_chat
  @chatt  = "Party"
  #@chat_tipo.set_text("Party",48, 13)
  end

  def guild_chat
  @chatt  = "Guild"
  #@chat_tipo.set_text("Guild",48, 13)
  end

  def private_chat
  @chatt  = "Privado"
  #@chat_tipo.set_text("Privado",48, 13)
  end

  def update
    if $guild_position == "Lider"
    #@box.active = true if !$painel_input.active if !$guild_input.active if !$guild_created_input.active if !@private_input.active if !$guild_created_input2.active
    $guild_created_input.active if !$guild_created_input2.active if !@box.active
    $guild_created_input2.active if !$guild_created_input.active if !@box.active
    else
    #@box.active = true if !$painel_input.active if !$guild_input.active if !$guild_created_input.active if !@private_input.active
    end
 
    @private_input.active if !@box.active
   
    @chat.refresh if $chat_size != $game_temp.chat_log.size and @chat.visible
    #@chat.update if @chat.visible
    #if $andando == true
    #if $chat_msg == true
      #@chat.update if @chat.visible
    #else
    #@chat.update if @chat.visible if Graphics.frame_count % 120 == 0
    #end 
    #else 
      #if $chat_msg == true
      #@chat.update if @chat.visible
      #else
      #@chat.update if @chat.visible if Graphics.frame_count % 30 == 0
      #end
    #end
   
    if @box.active == true or @chat_text.in_area?
    @chat_text.update if @chat_text.visible# if Graphics.frame_count % 1 == 0
    end
 
    chat_map_update
    #$game_temp.chat_log.clear if $game_temp.chat_log.size == 7
    #@chat_tipo.update if Graphics.frame_count % 90 == 0
    @chat_privado.update if @chat_privado.visible #if Graphics.frame_count % 1 == 0
   
    #if $guild_position == "Lider"
    #if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @ok_guild.in_area?
    # @ok_guild.active = true
    # @delet_guild.active = false
    # @delet_guild.refresh
  #end
 
    #if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @delet_guild.in_area?
    # @delet_guild.active = true
    # @ok_guild.active = false
    # @ok_guild.refresh
  #end
  #end
   
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @private_input.in_area?
      @private_input.active = true
      @box.active = false
      @box.refresh
    end
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and $guild_created_input.in_area?
      $guild_created_input.active = true
      @box.active = false
      @box.refresh
    end
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and $guild_input.in_area?
      $guild_input.active = true
      @box.active = false
      @box.refresh
    end
   
    if Input.pressed(Input::Mouse_Left) and @box.in_area?
      $guild_created_input.active = false
      @box.active = true
      @private_input.refresh
      $guild_created_input.refresh
      @private_input.active = false
    end
   
    if Input.triggerd?(Input::Fkeys[5]) and @chat.visible == true
      @chat.visible = false
      @chat.active = false
      @chat_text.visible = false
      @chat_text.active = false
      #@chat_tipo.visible = false
      #@chat_tipo.active = false
      @chat_privado.visible = false
      @chat_privado.active = false
      @box.active = false
      $chat_ativo_agr = false
    elsif Input.triggerd?(Input::Fkeys[5]) and @chat.visible == false
      @box.active = true
      @chat.visible = true
      @chat.active = true
      @chat_text.visible = true
      @chat_text.active = true
      #@chat_tipo.visible = true
      #@chat_tipo.active = true
      $chat_ativo_agr = true
      #@chat_privado.visible = true
      #@chat_privado.active = true
    end
     
   
    if @box.active
    if Input.triggerd?(13)
      enviando_msg
    end
    end

  end

end

Procure pela linha: 37
deve conter:
Código:
 if $chat_ativo_agr == true

deixe assim mesmo, mais o que vamos editar são as seguintes linhas
Código:
@box.active = true
      @chat.visible = true
      @chat.active = true
      @chat_text.visible = true
      @chat_text.active = true
      #@chat_tipo.visible = true
      #@chat_tipo.active = true

altere para:
Código:
@box.active = true
      @chat.visible = true
      @chat.active = true
      @chat_text.visible = true
      @chat_text.active = true
      @chat_text.y = 303

Repare que eu retirei as linhas de comentario (nao servem pra nada), e adicionei a linha
Código:
@chat_text.y = 303
ja explico o por que modifiquei a coordenada y da Janela;

agora logo abaixo voce encontrará:
Código:
else
@chat.visible = false
      @chat.active = false
      @chat_text.visible = false
      @chat_text.active = false
      #@chat_tipo.visible = false
      #@chat_tipo.active = false
      @chat_privado.visible = false
      @chat_privado.active = false
      @box.active = false

Modifique para:
Código:
@chat.active = false
      @chat_privado.visible = false
      @chat_privado.active = false
      @chat_text.y = 445
      @box.active = false
      @box.visible = false

repare que eu apaguei as linhas: @chat_text.visible = false e @chat_text.active = false
porem adicionei
Código:

@chat_text.y = 450

ou seja ao invés de tira-la da tela eu apenas a abaixei na tela.
por isso anteriormente eu tive que definir

Código:
@chat_text.y = 303

para quando for maximizar o chat ele volte ao seu tamanho original xD

agora temos que fazer os botoes, mais antes vamos aumentar o tamanho da janela um pouco, procure pela linha: 16

deve estar assim:
Código:
@chat_text = Window_Normal.new(-9-5,304-1,336-10,90+110)

modifique para:
Código:
@chat_text = Window_Normal.new(-9-5,304-1,336+10,90+110)

pronto largura da janela alterada :D

agora vamos aos botões, va para a linha: 57

adicione acima isso:
Código:
 if $chat_ativo_agr == true
 @minimizar_chat = Button_Map.new(@chat_text,293,16," - ","Minimizar Chat "){$game_temp.chat_log.push("O Chat Foi Minimizado");$chat_ativo_agr = false;$scene = Scene_Map.new}
else
@minimizar_chat = Button_Map.new(@chat_text,293,16," + ","Maximizar Chat "){$game_temp.chat_log.push("O Chat Foi Maximizado");$chat_ativo_agr = true;$scene = Scene_Map.new}
end

explicacoes

@minimixar_chat = é a variavel que cria chama a classe botão, se altera caso o chat esteja ativo ou não, para isso serve a condicao if.

Código:
$game_temp.chat_log.push("String")

"Puxa" um texto para o chat.

Código:
$chat_ativo_agr = true
ativa ou desativa a variavel globa, no caso se clicar em Maximizar então logicamente o chat estara ativo o que significa que a variavel so pode assumir o valor de true.

Código:
$scene = Scene_Map.new
utilizei para atualizar a Scene, poderia ser utilizado o comando $scene.update, porem estava dando erro de Input :S

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Re: [Tutorial/Aula] Sistema de Minimizar/Maximizar Chat {NP Master v3.0}

Mensagem por BabyHawk em Qui Mar 08, 2012 9:27 am

pelo que vejo cara você está muito participativo e seu talento é inegável,+ 1 dom de anjo


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